Dicas eficientes para evitar acidentes em sua obra

Um canteiro de obras é um dos locais de trabalho com maior índice de acidentes, e devido a isso, a segurança é prioridade em uma gestão de construção eficiente.

Uma boa gestão de riscos prevê descuidos e atividades inadequadas para corrigir ou refazer o que for necessário, o quanto antes, para não colocar a vida dos envolvidos na obra, sob ameaça. Este tipo de gestão age preventivamente para minimizar estes riscos.

Pensando nisso, vamos oferecer 5 dicas muito importantes para evitar problemas e acidentes em seu canteiro de obras. Confira!

Dica 1: Atenção às normas regulamentadoras é uma obrigação! As famosas NRs existem para a proteção da obra como um todo, para a saúde dos funcionários e para a segurança do trabalho. Cada qual tem sua finalidade e por isso os colaboradores devem ser instruídos e capacitados para o cumprimento dos regimes exigidos.

Dica 2: Uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Fornecer esses equipamentos é incumbência do gestor da obra (construtora), assim como fiscalizar seu uso correto. Cada tipo de tarefa demanda acessórios específicos para tal finalidade e o funcionário deve estar treinado para a utilização correta. No geral, esses equipamentos compõe-se deste conjunto: par de botas, luvas, capacete, óculos de proteção e protetores auriculares.

Dica 3: Mão de obra qualificada

Treinar e capacitar os colaboradores é uma forma de evitar acidentes. Desta forma, eles terão conhecimento necessário para o uso correto dos equipamentos de proteção, das máquinas e ferramentas e das formas de trabalho. Profissionais preparados são mais responsáveis, produtivos e atentos.

Dica 4: Manter o canteiro de obras organizado. Além de evitar acidentes, conservar o ambiente da obra limpo e organizado, também evita atrasos na entrega das tarefas e da construção como um todo. Deixar entulhos e resíduos acumulados ou espalhados podem obstruir a circulação e causar tropeços, escorregões ou outros acidentes mais graves.

Dica 5: Sinalização efetiva. Utilização de uma sinalização colorida para chamar a atenção das pessoas com placas, faixas, adesivos e setas indicativas. Essa sinalização indicará áreas de riscos de quedas, repositórios de produtos químicos tóxicos e de materiais de eletricidade, saídas de emergência, e entrada e saída de veículos.

As práticas e ações descritas nestas dicas contribuem para um canteiro de obras mais seguro e salubre, basta que todos os colaboradores conheçam e estejam capacitados para cumprí-las eficientemente.


Dicas eficientes para evitar acidentes em sua obra

Compartilhe nas redes sociais:
Assine a
nossa newsletter